A gestão de Telecom é um conjunto de estudos que englobam planejamento e avaliação financeira dos recursos direcionados para as telecomunicações da empresa, envolvendo desde a gestão de telefonia fixa e móvel até a rede de transmissão de dados, no caso a internet. 

Saiba mais: O que é um outsourcing de telefonia? 

6 dicas para reduzir os custos de telefonia de uma empresa 

 

  • Faça uma análise de todas as suas faturas telefônicas 

 

Muitas empresas não possuem o costume de analisar suas faturas telefônicas, mas deveriam. Ter o hábito de olhar a fatura e identificar quais são as chamadas que mais custam para a instituição é algo importante para começar o processo de redução de custos. O intuito é localizar a quantidade de chamadas feitas para clientes, para outras unidades da empresa, para prestadoras de serviço, entre outros. Depois de categorizar essas chamadas, será mais simples elaborar uma estratégia para reduzir os custos com telefonia.

 

  • Crie um inventário 

 

Um inventario se trata de um documento físico ou digital, no qual serão registrados todos os bens que são da empresa. Os bens do setor de telefonia são terminais, equipamentos e linhas da companhia. Fazer a atualização de maneira periódica tornará possível aos gestores ter uma visão maior sobre a infraestrutura usada, sabendo, assim, qual poderá ser desativada. 

 

  • Priorize o uso do e-mail 

 

É bastante frequente o uso do telefone pelos funcionários, principalmente pelos que já possuem mais anos de empresa, para resolver questões ou comunicar alguém sobre algo. Contudo, grande parte desses assuntos relatados por ligações poderiam ser resolvidos por meio do e-mail; seria uma forma simples e otimizada de evitar gastos com telefonia, além de economizar tempo, pois geralmente os e-mails são mais objetivos. 

 

  • Faça uma divisão de responsabilidades 

 

Ao dividir as responsabilidades, para que a análise de contas aconteça, a otimização de tempo e aumento da produtividade tendem a ocorrer. Isso agiliza o processo, além da análise acabar sendo mais minuciosa. A empresa também pode optar por utilizar serviços que facilitem esse controle; existem sistemas tecnológicos que podem ajudar nesse processo. 

 

  • Renegocie os planos com as operadoras 

 

Busque entrar em contato com a operadora de telefonia que sua empresa fechou contrato e veja todos os detalhes do seu plano. Geralmente, as empresas acabam não usando tudo que o plano oferece, vale a pena cancelar esses serviços. Procure saber se a operadora possui outros tipos de planos que atendam melhor às necessidades da empresa e que possam ter descontos ou taxas isentas. 

 

  • Use ligações VoIP 

 

Outro serviço útil para reduzir os custos com telefonia da empresa são as ligações com sistema VoIP. Essa tecnologia ganhou bastante espaço nos últimos anos devido às suas funções, como a possibilidade de gravar ligações. Esse serviço faz uso da internet para fazer as ligações telefônicas, desde que o dispositivo usado esteja conectado a uma rede.

Faça uma auditoria de Telecom e reduza os gastos da telefonia de sua empresa  

A tecnologia na gestão de Telecom se torna uma ferramenta para auxiliar a rotina, oferecendo o que existe de mais avançado para efetuar o serviço da melhor forma, reduzindo os custos com telefonia. 

A iPartners é uma empresa prestadora de serviços de Telecom que vende auditoria de conta telefônica, rateio de contas e, além disso, sistemas de redução de custos de contas telefônicas para empresas, seja para contas telefônicas, móveis, fixas ou de internet. A média percentual de reduções que é garantida pela empresa é de até 35% no valor da conta telefônica. A empresa oferece também serviços de outsourcing.