Saiba como a auditoria de conta pode ajudar a calcular o ROI de um serviço de auditoria e porque é tão importante aplicar esse método de mensuração na empresa.
ROI é a sigla em inglês para “Return over Investment” (ou ‘Retorno sobre Investimento’). É por meio desse método que é possível enxergar quanto dinheiro a empresa está recebendo ou perdendo em seus investimentos.
O que é ROI?
ROI nada mais é que o resultado advindo do que foi investido versus o retorno desse investimento, seja positivo ou negativo.
Quanto maior for esse valor, melhor terá sido o retorno da aplicação desse dinheiro pela empresa.
Há três tipos de ROI:
- Retorno efetivo: Leva em consideração se, de fato, o investimento valeu a pena, ou não;
- Retorno previsto: Indica uma projeção de possibilidades que podem acontecer caso seja feito um investimento em determinada área ou situação;
- Retorno exigido: Aponta para o montante que é preciso para que se tenha lucro no investimento, ou para que, pelo menos, não haja prejuízo.
Como funciona o ROI nos serviços de telefonia?
Os serviços de telefonia são muito importantes dentro de uma empresa, já que são parte fundamental do serviço de atendimento ao cliente.
Para ter uma equipe responsável, os aparelhos necessários e softwares eficientes, é preciso um bom investimento em dinheiro.
O ROI entra como uma forma de calcular as variáveis dentro desse investimento, basta aplicar a fórmula:
Fórmula para cálculo do ROI
Para calcular o ROI, é preciso aplicar a fórmula:
RÓI = (Lucro do investimento – Custo do investimento)
___________________________________________
Custo do investimento
O primeiro passo é calcular o gasto com atendimento ao cliente. Para isso, deve ser considerado o plano de telefonia corporativo, custos com software, remuneração dos colaboradores e manutenção dos aparelhos. São todas variáveis que geram custos.
Por outro lado, para saber o lucro que é obtido, é preciso contar com banco de dados que indique quais clientes fecharam uma compra após serem atendidos nos canais utilizados pela equipe de relacionamento.
Com esses dados, basta calcular o ROI e descobrir o quanto se ganhou com isso.
Outras vantagens do ROI
A empresa pode utilizar o ROI como forma de:
- Garantir maior mobilidade;
- Organizar cadastros pessoais;
- Controlar os gastos com linhas móveis e fixas;
- Administrar os contratos com as operadoras;
- Implementar inventário de equipamentos;
- Avaliar qual foi a economia conquistada por meio da gestão de telecom e auditoria de conta;
- Verificar se as operadoras estão respeitando as tarifas propostas no contrato;
- Averiguar quais setores mais têm gastos com ligações;
- Realizar balanços nas faturas telefônicas por meio de auditoria de conta;
- Adotar um padrão de uso de acordo com a necessidade de cada departamento;
- Melhorar os serviços com o auxílio de relatórios gerenciais.
Saiba mais: Como funciona uma auditoria de conta para médias e grandes empresas.
Tenha aporte de auditoria de conta e reduza os gastos com telefonia
A iPartners é uma empresa de auditoria de conta que oferece serviços de telecom, desenvolvendo sistemas de redução de custos de faturas telefônicas para empresas e conseguindo reduzir o valor da conta em até 35%.
Navegue pelo site para saber mais sobre os serviços oferecidos pela iPartners.
Deixe uma resposta