Mesmo com todo o domínio da internet nos meios de comunicação de uma empresa, muitos colaboradores ainda optam por usar o telefone para manter uma comunicação mais dinâmica. Contudo, essas chamadas telefônicas geram custos mais altos do que os da internet, por isso é necessário manter um controle desse gasto. Os custos gerados pela telefonia pode ser um fator prejudicial à saúde financeira de uma empresa. E neste ponto, uma consultoria de Telecom pode resolver problemas relacionados aos custos com a conta telefônica empresarial.

 

Dicas para diminuir o custo da conta telefônica de sua empresa

Realizar um gerenciamento da comunicação com soluções especializadas é uma boa opção para reduzir os custos de telefonia da empresa. Esses custos podem cair em até 30%, representando uma economia significativa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que isso se torne uma realidade na sua empresa, confira:

Saiba mais: Como funciona uma auditoria de conta para médias e grandes empresas?

 

  • Verificar as faturas telefônicas

A maioria das empresas se atenta apenas ao valor total, sem analisar os gastos individualmente da fatura, um erro comumente efetuado. No quesito telefonia, é importante analisar todos os gastos para saber qual é o tipo de ligação que está gerando maior custo. Quando essa análise é feita, a empresa entende melhor o valor cobrado.

Esse acompanhamento precisa ser feito todos os meses, dessa forma se torna muito mais simples identificar alguma alteração na fatura. Vale a pena fazer dessa análise um hábito, isso vai ajudar no controle dos gastos.

 

  • Inventários periódicos  

Fazendo inventários, é possível identificar as linhas que não estão mais sendo utilizadas na organização. Muitas vezes, esse controle é perdido durante o aumento de funcionários ou ampliações no prédio, além de outros fatores. Atualmente, os inventários já podem ser feitos por meio de softwares de monitoramento, eles garantem atualização contínua e, dessa forma, a empresa deixará de pagar por linhas que ela não tinha conhecimento que estavam em desuso.  

 

  • Comparativo entre operadoras

É sempre bom reforçar a ideia do comparativo. É necessário procurar diferentes empresas para prestar serviços, e na telefonia não poderia ser de outra maneira. É importante analisar o tipo de plano oferecido pela operadora levando em conta a real necessidade do negócio. Dessa forma, é possível saber se aquele plano é o ideal ou não. Não contrate uma operadora baseando-se em uma promoção, analise a sua necessidade em contraponto às condições oferecidas.

 

  • Renegocie os contratos com as operadoras

As operadoras estão sempre inovando seus planos e criando promoções novas, com pacotes e descontos diferenciados. Entretanto, dificilmente elas entram em contato com o cliente perguntando se desejam fazer uma alteração do plano, por isso a empresa precisa estar atenta para pedir a mudança. Procure saber sobre novos planos. Normalmente, as operadoras oferecem planos diferenciados para organizações, tanto para telefonia fixa, quanto para telefonia móvel. Por esse motivo, as organizações necessitam de maneira recorrente entrar em contato com a operadora para renegociar o seu plano e assim conseguir novos descontos.

 

  • Separe os custos por setor

Dependendo do porte da empresa, é interessante fazer a separação dos custos telefônicos por setor, deixando para cada gerente a responsabilidade de controlar os gastos dos colaboradores. Dessa maneira, fica mais fácil manter um controle efetivo. Segmentando os custos, cada gerente conseguirá acompanhar de perto o comportamento dos colaboradores em relação ao uso do telefone.

 

  • Auditoria de contas telefônicas  

São muitos os casos de cobranças indevidas em contas telefônicas, e, quando não se tem um sistema de gestão, descobrir isso se torna quase que impossível. No Brasil, os valores que são cobrados incorretamente já chegam a uma média de 30% do total da fatura. Contratar uma empresa que faça auditoria de contas telefônica é muito importante. Os custos vão ser analisados e, sem dúvidas, minimizados, diminuindo gastos desnecessários com telefonia.

 

Contrate uma consultoria de Telecom para sua empresa

A iPartners é uma empresa que presta serviços de Telecom, oferecendo, dentre sua enorme gama de expertise, auditoria, rateio de contas e sistemas de redução de custos das contas telefônicas para empresas. A média da redução no valor da fatura chega a 35%, e a empresa também oferece serviços de outsourcing.

Diminua de forma significativa os custos com telefonia da sua empresa, contratando uma consultoria de Telecom da iPartners.