O planejamento empresarial, em 2020, precisará incluir diversos setores da empresa, e, para tal, é preciso ter um gerenciamento bem articulado, de preferência com auxílio de gestão de telefonia. 

Fazer um bom planejamento empresarial, é fundamental para projetar o futuro e tomar decisões sobre os próximos passos da empresa. 

Saiba mais: 5 benefícios de terceirizar o serviço de telefonia da sua empresa.

Como fazer o planejamento empresarial 2020

Para fazer um bom planejamento empresarial 2020, é preciso utilizar dados armazenados no próprio sistema de gestão para se ter a base da análise. Tendo isso em vista, comece pelos relatórios comparativos entre determinados períodos (levando em consideração a sazonalidade do nicho do negócio, com momentos de alta e baixa performance). Também, é preciso rever questões, como:

  • Potenciais clientes: com base no público-alvo atual e fatia de consumidores que mais consome seu produto ou serviço, é possível criar uma persona, ou seja, entender quem é o cliente em potencial e concentrar os esforços para melhoria de resultado. 
  • Valores organizacionais: isso diz respeito à forma como a empresa lida com questões, tanto internas quanto externas, e qual imagem deseja mostrar ao seu público;
  • Possível necessidade de terceirização: alguns setores demandam funções mais complexas e específicas, fazendo com que a terceirização se torne uma opção mais viável, visando reduzir custos operacionais e delegando a responsabilidade para quem realmente entende do assunto, como em caso de gestão de telefonia, por exemplo.

Principais objetivos para o planejamento empresarial 2020

Na hora de organizar o planejamento empresarial 2020, é preciso traçar metas exequíveis, ou seja, que estejam alinhadas com o momento da empresa, sua capacidade de produção e quais objetivos ajudarão a trazer oportunidades de crescimento para as equipes.

Defina prazos:

Existe uma regra geral para definir prazos de planejamento empresarial. No caso, eles podem ser divididos em três categorias:

  • Curto: entre 3 e 6 meses;
  • Médio: entre 1 e 3 anos;
  • Longo: de até 5 anos. 

Cada uma das metas pretendidas deve ser colocada em seu respectivo prazo, que pode ser alterado se houver necessidade, porém é preciso levar em consideração se a equipe está trabalhando da melhor forma possível para cumprir a primeira data estabelecida.

Analise todas as questões (internas e externas):

Há alguns softwares ou ferramentas que ajudam no processo de análise das questões. A Matriz SWOT, por exemplo, considera as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças presentes no negócio, o que permite visualizar todas as características do momento. 

Muitas vezes, uma ferramenta simples de análise já permite a revisão de questões dentro de diversos contextos, desde a implantação de uma nova ação até a análise de um cenário atual.

Como gestão de telefonia pode ajudar no planejamento empresarial 2020

A gestão de telefonia da iPartners é extremamente benéfica para o planejamento empresarial de 2020 por oferecer diversos serviços de telecom, com rateio de contas, estratégias de redução de custos com contas telefônicas, seleção dos melhores planos de telefonia fixa, móvel e de internet, além de serviço de outsourcing, em que intermedia o diálogo entre seu negócio e as operadoras, para resolver possíveis problemas ou alterar planos. 

Navegue pelo site para saber mais sobre gestão de telefonia e como a iPartners pode fazer toda a diferença.