À medida que a tecnologia vai avançando, e a busca pela redução de custos aumenta, novas tendências vão surgindo, como o conceito VoIP. 

VoIP (Voice over Internet Protocol), que em português significa Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que torna possível a transmissão de voz, seja por computador, smartphone ou mesmo em um telefone fixo comum, seja fazendo ou recebendo ligações, que podem ser nacionais ou internacionais. Esse novo conceito de tecnologia está cada vez mais presente em aplicativos como Facebook, Viber, WhatsApp e outros apps. 

Mesmo tendo se popularizado recentemente, essa tecnologia teve início na década de 1990, mas acabou não sendo utilizada devido à baixa velocidade de transmissão de dados daquela época. Conforme a internet foi ganhando mais espaço, a qualidade do serviço aumentou, tornando a tecnologia VoIP viável. 

Como funciona o VoIP? 

O VoIP faz a captação da voz de forma analógica, depois a transforma em pacotes de dados que são enviados para qualquer IP (Protocolos de Internet). Essa transmissão pode acontecer de duas maneiras: de computador para computador; e de computador para telefone convencional (que suportem a tecnologia) ou celular. 

Nas ligações feitas de um computador para outro, tudo que a pessoa fala é captado por meio de um microfone ou headset. O áudio captado é transformado em informações binárias e, em seguida, enviadas através da internet para o receptor que está no outro computador. 

Quando a ligação é feita de um computador para um celular, a informação também é binária e enviada pela internet, mas ela precisa chegar até uma central telefônica para que seja transformada em sinais analógicos, os quais telefones e celulares recebem. 

Caso a pessoa deseje usar o VoIP em um telefone comum, será necessário usar um adaptador chamado ATA (Adaptador Telefônico Analógico). Ele funcionará da seguinte forma: quando os números são discados, o ATA faz a conversão dos tons e os armazena temporariamente como dados digitais. Os dados são direcionados para a central telefônica, que verifica se o formato é válido, então determina de que maneira esses dados devem ser “traduzidos”. Depois de traduzidos, são convertidos para o endereço de IP solicitado, e os dois aparelhos ficam conectados. O ATA recebe um sinal do número que irá receber a ligação, fazendo com que o aparelho toque. Quando a ligação é atendida, inicia-se uma nova sessão entre os telefones. Quando a conversa termina, e a ligação é encerrada, o ATA fecha a ligação, e encerra a sessão.

Vantagens da tecnologia VoIP

 

Maior variedade de recursos 

 

São muitas funções disponíveis na telefonia IP, como a transferência automática de chamadas, ramais com identificador de chamadas, saudações nas chamadas, gravações de chamadas e muitos outros recursos importantes para o dia a dia, e tudo isso com um custo menor. 

 

Redução dos custos 

 

Qualquer tipo de ligação tem uma tarifa única, seja ela local ou interurbana, independente do horário. Podem ser feitas ligações também para outras operadoras sem custos adicionais. 

 

Flexibilidade 

 

O número do telefone ou celular não tem ligação direta com sua residência ou empresa, tornando possível o acesso a ele em qualquer ambiente que tenha conexão com internet. Isso significa que você pode levar o telefone VoIP para onde for, basta apenas certificar-se da conectividade com a internet. 

 

Contrate uma empresa que acompanhe a tecnologia, oferecendo o melhor serviço

A iPartners é uma empresa prestadora de serviço de Telecom, que busca sempre estar acompanhando as novas tendências tecnológicas, para oferecer o melhor serviço para o seu cliente.  

A empresa  vende auditoria, sistema de redução de custos nas contas telefônicas para empresas e rateio de contas, sejam contas móveis, fixas ou de internet. 

A média de redução é de 35% no valor da conta telefônica, além de oferecer serviços de outsourcing

Tenha mais informações no site sobre consultoria de Telecom.