A gestão de contas é um assunto importante e que precisa ser tratado com cuidado em qualquer segmentação de mercado, seja a empresa de pequeno ou grande porte. Caso esse setor esteja desorganizado e fora de controle, poderá resultar em graves problemas para a organização, de curto a longo prazo.

Muitas empresas estão fechando suas portas em seus primeiros anos de vida, e, entre os vários problemas que ocasionam a falência, o principal é a falta de uma gestão correta de contas. Trata-se de um setor que precisa ser acompanhado de perto pela administração empresarial.

Saiba mais: O que é um outsourcing de telefonia? 

Como fazer uma gestão de contas corretamente

Para que sua empresa tenha maior controle de suas contas, obtenha melhores resultados e aumente seu rendimento, separamos algumas dicas práticas. Essas dicas devem ser aplicadas para que a gestão de contas aconteça corretamente.

 

Planejamento financeiro 

 

Algo importante para que haja sucesso no controle de contas da organização é a realização de um planejamento financeiro. É essencial ter uma planilha para que sejam registrados os gastos fixos da empresa, e, assim, os gestores possam programar os demais gastos e quais são as entradas de capital necessárias para supri-los. Esse processo também pode ser feito por um software próprio para isso. 

 

Esteja ciente sobre a atual situação das contas 

 

É preciso analisar com cuidado todas as contas para que a gestão de contas aconteça de forma eficiente. Examinando o valor de cada uma, o valor total e quando vencem, informações importantes para o controle, pode-se planejar estratégias para pagamento. Tendo um planejamento financeiro, a tarefa se torna mais fácil e eficaz. 

 

Organização 

 

A organização é o ponto de partida para que exista controle dentro de uma empresa. Uma boa organização torna possível que relatórios sejam desenvolvidos com maior confiabilidade em suas informações, as quais serão analisadas para que o planejamento e controle das finanças melhore. Dessa maneira, a organização não será pega desprevenida e poderá saldar seus compromissos sem atrasos. 

 

Controle de todos os gastos e pagamento das contas em dia 

 

Para que o planejamento tenha sucesso, o controle financeiro de contas precisa ser feito, mantendo sempre o controle dos gastos fixos e dos gastos variáveis. Outra forma de evitar gastos desnecessários com multas e juros é pagando as contas em dia. Para que isso aconteça, o fluxo de caixa precisa estar atualizado. Caso já existam contas em atraso, procure formas de negociar as mais urgentes com objetivo de diminuir os juros. 

 

Faça o acompanhamento da gestão de contas periodicamente 

 

Todos os itens já citados são importantes para que a gestão de contas aconteça de forma correta, mas esse processo precisa ser contínuo. Depois de colocar em prática essas ações, faz-se necessário o acompanhamento da gestão das contas e a garantia de que elas estejam organizadas. Algumas despesas têm variabilidade mensal, assim como os recursos da empresa e a situações do mercado, o que torna ainda mais evidente a urgente necessidade de uma gestão constante. 

Conte com uma consultoria de Telecom corporativa em sua empresa 

O gerenciamento de contas é algo muito importante para uma empresa, tanto em sua fase inicial, quanto no decorrer de sua existência. É preciso realizar esse controle constantemente. 

A iPartners oferece, entre outros serviços, auditoria, rateio de contas e sistemas de redução de custos de contas telefônicas para empresas, seja para contas de telefones móveis, fixos ou mesmo de internet. 

Ela trabalha com uma média de reduções de 35% no valor na conta telefônica e disponibiliza serviços de outsourcing de telefonia. No lugar de o cliente ligar para o fornecedor, a iPartners intermedia e resolve os problemas.