A telefonia VoIP teve início de maneira experimental no começo dos anos 1990 e acabou se tornando o padrão utilizado para a chamada de voz de diversos países. O crescimento dessa telefonia aconteceu devido ao avanço da internet banda larga, a qual passou a ter conexões rápidas, proporcionando ligações de qualidade.

A VoIP nada mais é do que uma tecnologia que possibilita aos usuários realizarem e receberem chamadas usando o acesso à internet. As ligações podem ser feitas de qualquer lugar, em qualquer momento, desde que você esteja conectado à internet. Com uma conexão de internet, as ligações podem acontecer tranquilamente de forma fácil e barata. Atualmente, esse recurso está sendo chamado de telefonia IP. 

A cada ano que passa, a inteligência artificial transforma ainda mais a indústria, assim como os meios de comunicação. Um exemplo disso é o uso da tecnologia 4G, deixando ultrapassados os métodos das telecomunicações convencionais. Isso é consequência também do seu alto custo de manutenção e instalação, e do não atendimento das necessidades de grandes empresas.

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As principais tendências da telefonia VoIP 

 

Atendimento personalizado 

 

O atendimento é feito por robôs que fazem isso de maneira mais próxima, baseando-se em tecnologias de AI (inteligência artificial), desenvolvendo a função de assistente, igualmente como a Siri, tecnologia presente nos celulares da Apple. Essa forma de atendimento aumenta o engajamento dos clientes com a empresa, somados aos outros canais digitais. Isso proporciona um contato com maior interação e uma sensação de acolhimento, fazendo com que o cliente se sinta mais próximo. 

 

Inteligência artificial (AI)

 

A inteligência artificial vem se expandindo e estando cada vez mais presente nas empresas. O uso dessa ferramenta no atendimento viabiliza a análise dos dados que a empresa possui, organizando-os de maneira sistemática, e, dessa forma, produz informações que poderão ser usadas futuramente pela empresa em suas operações de análise de mercado, triagem de problemas, avaliação de demandas e avaliação do atendimento, tudo isso de forma simplificada e ágil, devido à infinidade de opções de análises de muitos dados fornecidos pelo programa de inteligência artificial. 

 

Reconhecimento de voz 

 

Outra tendência dessa tecnologia é o acionamento de recursos, aplicativos e a facilidade na busca por informações por meio de ferramentas de busca que usam comando de voz. Esse método já está sendo utilizado em dispositivos moveis, como celular, mas ainda não dominou o meio corporativo. Esse recurso irá agilizar as ligações ou até mesmo solucionar demandas de pequena relevância. 

 

Unidade de Resposta Audível inteligente (URA) 

 

Os recursos usados na telefonia VoIP viabilizam respostas programadas por meio de dispositivos de AI, os quais analisam a mensagem que foi transmitida por quem procura um produto ou serviço através da verificação das regras gramaticais. Depois disso, o primeiro atendimento é direcionado, resultando em ganho de tempo e na resolução de problemas menos complexos. 

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