O Wi-Fi 6 está surgindo para dar conta da demanda, cada vez mais crescente, por internet rápida e ilimitada. Saiba mais sobre a tecnologia e por que é importante contar com gestão de telefonia. 

O Wi-Fi 6 é a nova tecnologia de redes sem fio que começará a chegar no Brasil neste ano, e tem como premissa ofertar redes capazes de garantir alta velocidade, mesmo que precise suportar vários dispositivos conectados simultaneamente. 

Saiba mais: Como reduzir o custo de link de internet da sua empresa

Mas, afinal, o que é Wi-Fi 6?

Para definir o que é Wi-Fi 6, é preciso pensar na expressão como sendo uma nomenclatura relacionada à próxima geração de conexões de internet sem fio.

Trata-se de um novo padrão para um mesmo propósito, isto é, manter dispositivos conectados à internet, porém, agora, de maneira mais rápida e eficiente, em comparação com a rede sem fio Wi-Fi 5. 

Requisitos de hardware para Wi-Fi 6

A nova rede sem fio requer duas principais tecnologias: OFDMA e MU-MIMO.

MU-MIMO é a sigla para “Multi-Usuário, Saída Múltipla, Entrada Múltipla”, e pode ser encontrada em roteadores mais modernos, servindo de função-chave para o Wi-Fi 6. É por meio desse dispositivo que um roteador consegue se comunicar com vários usuários de forma simultânea. 

A principal diferença entre a próxima geração de roteadores e a atual é que o MU-MIMO no Wi-Fi 6 deverá permitir a comunicação com oito dispositivos ao mesmo tempo, sendo que hoje são apenas quatro. 

Vantagens do Wi-Fi 6

Economia de energia

Uma das maiores vantagens do Wi-Fi 6 diz respeito ao novo padrão que não exigirá mais energia, pelo contrário, foi elaborado para ser mais econômico (mesmo com o upgrade e a capacidade de novos recursos). 

Velocidade 

O Wi-Fi 6 tem o potencial de alcançar uma velocidade de até 9,6 Gbps. Em comparação com a atual geração de roteadores, que chega a 3,5 Gbps, o novo Wi-Fi funciona nas frequências de 5 GHz e 2,4 GHz. 

Mais segurança

O Wi-Fi 6 também traz mais segurança aos usuários. Ao serem comercializados, é fundamental que os roteadores tenham um suporte de criptografia WPA3, além do suporte de recursos específicos, como Target Wake Time, MU-MIMO, OFDMA e 1024-QAM. 

Capacidade para mais dispositivos conectados 

O novo padrão de rede tem como base a premissa de que há uma demanda contínua por mais conexões de um único roteador. Ou seja, cada vez mais dispositivos (celulares, computadores, consoles, tablets, televisores) precisam de uma conexão segura, e com menos gargalo, para que seu uso seja mais eficiente. 

Como ter Wi-Fi 6?

O novo padrão de banda larga trará muitas vantagens para os usuários, que irão além da velocidade de conexão. 

Neste momento, a tecnologia ainda não está implementada no Brasil e caminha a passos lentos, tanto é que o Galaxy S10 foi o primeiro smartphone a apresentar suporte para o Wi-Fi 6. 

No mais, será preciso ter um pouco de paciência até todos terem acesso ao serviço. 

Gestão de telefonia auxilia empresas a adotarem os melhores planos de telefonia e internet

A iPartners é uma empresa de gestão de telefonia que auxilia empreendimentos dos mais diversos setores na hora de traçar o melhor custo-benefício dos serviços de telecomunicações.

Por meio da gestão de telefonia, é possível realizar auditoria com rateio de contas e estratégias para cortar gastos com contas de telefonia e internet.

Além disso, a iPartners entra diretamente em contato com as operadoras para negociar planos e pacotes com valores mais acessíveis e que atendam às necessidades da empresa.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre os serviços da iPartners.