O roaming internacional pode ser necessário para quem vai viajar. Saiba como tirar todas as suas dúvidas com gestão de telefonia.
A palavra roaming é de origem inglesa e diz respeito ao ato de percorrer uma área sem rota definida. Na nossa realidade, trata-se do serviço que é contratado junto à operadora de celular antes de fazer uma viagem internacional.
Saiba mais: Como que a internet 5g pode mudar a telefonia de uma empresa.
O que é roaming
O serviço de roaming é oferecido pelas operadoras em formato de pacotes, sejam pré ou pós-pagos, para que os clientes tenham acesso a serviços enquanto estiverem no exterior. No geral, os pacotes de roaming internacional são bem caros e oferecem poucos minutos e megas.
Como funciona o serviço de roaming internacional
Os preços e taxas do roaming internacional costumam gerar dúvidas entre quem viaja para fora. As operadoras de telefonia móvel oferecem pacotes com diversas opções, que podem variar de acordo com o destino da viagem ou de acordo com o atual plano do cliente.
O problema está no fato de que viajantes desatentos acabam tendo um gasto muito maior do que esperavam ao não tomarem cuidado com o serviço de roaming.
Cuidados com o roaming internacional
Quem está se planejando para viajar para outro país e pretende utilizar dados de internet precisa estar ciente de que esse tipo de serviço pode custar bem caro.
Em solo estrangeiro, as tarifas de roaming (que envolvem ligações e uso de internet) são tão altas que chegam a assustar.
Alguns usuários optam por deixar o aparelho celular no Brasil, justamente para não correrem o risco de utilizar o roaming internacional enquanto estiverem fora.
Quem faz questão de levar o próprio smartphone, e tem plano pós-pago, deve tomar o dobro de cuidado, pois o uso de internet móvel pode deixar a conta nas alturas.
Como contratar o serviço
No geral, esse tipo de serviço pode ser adquirido de forma muito simples, bastando apenas entrar em contato com a operadora. No exterior, as tarifas serão cobradas de acordo com país onde o viajante estiver.
Como economizar com roaming
Pacotes
Quem não quer dispensar o uso de serviços de telefonia e internet pode adquirir pacotes com a operadora, ainda no Brasil. Importante lembrar que as ligações ou dados excedentes serão cobrados à parte.
Número internacional
É altamente recomendável pesquisar o preço cobrado pelas empresas do país de destino. Se não for preciso manter o número de telefone, muitas vezes é mais viável adquirir um chip no exterior.
Aqui é importante lembrar de converter a moeda e somar todos os impostos (como IOF) antes de adquirir um pacote no exterior. A depender da cotação, pode ser mais vantajoso adquirir um pacote de roaming internacional no Brasil mesmo.
Aplicativos que realizam ligações
Alguns aplicativos gratuitos, como Skype e WhatsApp, oferecem o serviço de ligações (e vídeochamadas), contanto que o celular tenha uma conexão Wi-Fi.
Procure redes Wi-Fi
Não é difícil encontrar redes Wi-Fi em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e cafeterias.
Conte com gestão de telefonia para saber qual é a melhor alternativa ao viajar para o exterior
A gestão de telefonia auxilia clientes e empresas a descobrirem qual é a melhor opção, com custo-benefício que realmente valha a pena, na hora de realizar uma viagem internacional.
Além disso, a auditoria realizada pela iPartners desenvolve formas de economizar com a conta de telefone e internet.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre a iPartners e gestão de telefonia.
Deixe uma resposta