A palavra outsourcing em tradução literal significa “fonte de fora”. Pode parecer confuso, mas o termo na prática faz todo sentido. A tradução de outsourcing é a prática de terceirizar serviços ligados à parte estratégica da empresa, buscando, dessa forma, fontes externas à organização para realizar esses trabalhos.

O outsourcing está relacionado à subcontratação de serviços e, na maioria dos casos, torna a empresa mais rentável, devido à contratação de empresas de fora, que são especializadas e que representam grande vantagem para a empresa que as contratou. Assim, confere-se maior visibilidade dos custos e coloca-se mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

 

O outsourcing de telefonia

O outsourcing não é uma simples terceirização, é a terceirização de serviços importantes e estratégicos. As empresas, normalmente, terceirizam serviços como logística, limpeza, transporte e segurança. Já no outsourcing, são os setores-chave que são trabalhados, como vendas, finanças e a área de TI (Tecnologia da Informação).

Esse conceito teve início para, justamente, permitir que cada profissional trabalhe na área que tenha maior domínio, deixando a empresa mais forte e competitiva em todos os seus setores.

Com a rapidez e necessidade na área da comunicação, cresce cada vez mais a urgência em melhorar a comunicação no cenário de mundo globalizado. Além disso, com a alta tecnologia na telefonia fixa e móvel, nos procedimentos internos e na necessidade de integração dos processos, obtêm-se, dessa forma, novas tecnologias. Tudo isso faz com que muitas empresas não consigam atingir níveis de serviços de tecnologia e gerenciamento de Telecom internos com excelência.

Devido a todas essas exigências tecnológicas, a prática de outsourcing passou a ser considerada, nos últimos anos, como uma ação estratégica para as empresas.

 

Vantagens do processo de outsourcing para o setor de telefonia

  • Foco no cliente: o outsourcing permite que a empresa concentre suas competências em um único setor, gerando competitividade no mercado, devido à qualidade do serviço desenvolvido. Ao contratar esse serviço, a empresa terá o melhor do TI em sua organização.
  • Controle dos custos: dificilmente as empresas sabem quanto gastam com serviço de telefonia ou, muito menos, quais gastos poderiam ser evitados com ações simples. Com um serviço de outsourcing, é possível reduzir boa parte desses custos desconhecidos.
  • Especialização: empresas de serviços de Telecom oferecem serviços totalmente especializados e de qualidade certificada, isso assegura que a prestação de serviço seja excelente.
  • Diminuição dos riscos: a implementação do projeto de Telecom fica totalmente responsável pela empresa contratada, o que tira o peso dos gestores e dos colaboradores de realizar esse procedimento.
  • Acesso aos recursos: nesse tipo de serviço, a empresa acaba criando um vínculo com a prestadora de serviço. Como a tecnologia anda em um ritmo frenético e rápido, dificilmente as empresas conseguem acompanhar todas as atualizações, mas, tendo profissionais totalmente especializados e dedicados apenas a isso, a empresa poderá contar com o melhor do mercado para a área de comunicação e TI.

Investir em um serviço de outsourcing para o setor de telefonia resultará em diversos benefícios estratégicos e competitivos para sua empresa. É um serviço diferenciado e que vem sendo adotado por muitas instituições ao longo dos anos.

 

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