A terceirização é um termo que vem sendo muito utilizado e passou a ser amplamente conhecido. Já o outsourcing ainda é pouco conhecido, mas deveria, por ser uma maneira diferenciada de terceirização. 

Os gestores precisam estar por dentro do significado de determinados termos para usá-los quando for pertinente em seu negócio. Uma gestão de qualidade está diretamente ligada a conhecimentos abrangentes e a formas estratégicas para sua utilização, de maneira que venha ser útil na otimização de processos e, consequentemente, melhore os resultados, elevando o grau de satisfação do cliente.

Em inglês, o nome completo é “business process outsourcing” (BPO), que diz respeito ao processo de uso de fontes externas para uma organização. De maneira simplificada, o outsourcing seria usar mão de obra de fora da empresa.   

Portanto, o conceito outsourcing está totalmente ligado à terceirização, e as duas expressões possuem teoricamente o mesmo significado, sendo o ato de terceirizar a contratação de serviços de uma outra empresa para executar tarefas internas de uma determinada organização.  

 

Setores terceirizados usando o outsourcing 

 

Recursos humanos (RH) 

 

Quando uma empresa terceirizada é contratada para esse setor, por serem especialistas na área, poderão aplicar estratégias eficientes para a seleção de candidatos, com uma avaliação mais precisa das competências para, assim, analisá-las juntamente com as necessidades do cargo oferecido. A empresa também fica por dentro de todas as atualizações da legislação trabalhista e dos direitos dos trabalhadores, evitando, dessa forma, qualquer tipo de penalidade para a empresa contratante. 

 

Tecnologia da informação (TI) 

 

Muitas empresas acabam não tendo um setor distinto para o TI, por causa dos altos custos que esse departamento demanda. A solução mais viável é a terceirização dos serviços de TI, passando essas atividades para uma empresa especializada. Recorrendo ao outsourcing, a empresa vai gastar menos, mantendo, entretanto, profissionais altamente capacitados na área. 

 

Logística 

 

Nessa área, podem ser terceirizados o transporte de cargas e a administração do armazém. Por meio do outsourcing, serão poupados muitos recursos, que, de outra forma, teriam que ser usados para compra de caminhões e disposição de um armazém. Além de poupar esses recursos, será possível ter uma gestão mais eficiente e de forma personalizada para a logística.

 

Financeiro e contabilidade 

 

Independentemente do tamanho da empresa, ela precisa de um contador e de um setor financeiro para que possa sobreviver. Para não precisar arcar com todas as despesas que envolvem esses setores, a maioria das empresas está começando a terceirizar as atividades, as quais envolvem: o balanço patrimonial, cálculo e recolhimento de tributos, elaboração de relatórios, de demonstrativos, do resultado dos exercícios, dentre outras coisas. 

Quando a empresa é terceirizada, ela fica mais comprometida a cumprir os prazos, sendo sempre pontual em suas obrigações. Referente à parte financeira, existem muitos profissionais terceirizados que prestam esse serviço com excelência. 

 

Marketing 

 

É o setor de marketing que define a imagem da empresa para os consumidores. Os profissionais outsourcing possuem habilidades distintas para elaborar estratégias de forma personalizada para a empresa, analisando o seu perfil.

Leia também: O que é um outsourcing de telefonia? 

Benefícios do outsourcing para sua empresa 

Redução de gastos: por serem especializados no setor, os profissionais da empresa terceirizada usam menos tempo e gastam menos recursos para realizar as tarefas. Gastos com equipamentos, treinamentos e até mesmo referentes à contratação de funcionários são eliminados.

Foco na atividade principal: com algumas atividades sendo responsabilidade da empresa terceirizada, o gestor fica com mais tempo livre para se dedicar à atividade principal da empresa, focando no planejamento, nas metas e nas estratégias de negócio. 

Aumento da produtividade: tendo profissionais especializados em determinadas áreas da empresa, a empresa poderá melhorar a execução do trabalho, aumentando, assim, sua produtividade. A empresa contratada também fica responsável por avaliar os resultados dos profissionais terceirizados, sendo uma preocupação a menos para a organização. 

Mais atenção ao cliente: contando com o outsourcing, a organização poderá diminuir sua preocupação com os processos e focar mais nos pontos essenciais para um bom resultado, como dispor de um ótimo atendimento, produtos de qualidade e um pós-venda que fidelize os clientes. 

Otimização dos processos: os processos passam a ser executados com mais eficiência, já que estão sendo feitos por uma equipe especializada. Trocas de conhecimentos são feitas entre os funcionários da empresa e os terceirizados, algo que deixa ainda mais produtivos os processos e melhora os resultados. 

Competitividade: tendo excelência em diversos setores da empresa, a empresa vai se destacar no mercado. O outsourcing proporciona isso para a empresa: otimizar setores já bons e potencializar os que precisam ser melhorados. Isso significa estar à frente dos concorrentes.   

Oportunidade para crescer: muitas empresas acabam não crescendo por não terem um capital de giro suficiente. A terceirização das atividades aumenta as chances de se ter um pouco mais de recursos disponíveis. Com isso a empresa cria uma expertise maior, juntamente com um crescimento eficiente.  

Contrate hoje uma empresa terceirizada com outsourcing 

A iPartners é uma empresa que presta serviços de Telecom, oferecendo auditoria, rateio de contas, sistemas de redução de custos das contas telefônicas para empresas. A média da redução no valor da fatura chega a 35%! A empresa também oferece serviços de outsourcing de telefonia, estratégia que está sendo muito utilizada no mercado. 

Diminua de forma significativa os custos com telefonia da sua empresa contratando uma auditoria de conta telefônica da iPartners.