Existem 5 principais tendências de telecom para 2020. Saiba quais são e como a gestão de telefonia pode ajudar na contratação de serviços. 

Para este ano, existem algumas questões envolvendo tendências de telecom que estão sendo muito aguardadas pelo mercado. Confira!

Saiba mais: Entenda por que cada vez mais empresas estão apostando na Gestão de Telecom. 

5 principais tendências de telecom para 2020

 

  • Internet das coisas

 

A Internet das Coisas (ou IoT, em inglês) nasceu há algum tempo no mercado e está em constante evolução desde então. Ainda que algumas de suas ferramentas já estejam presentes na vida de muitos usuários, a tecnologia se tornará cada vez mais ativa, até porque as conexões entre máquinas (M2M0) deverão aumentar.

Ou seja, as máquinas que se conectam (seja dentro das residências ou em automóveis), estão em número cada vez mais elevado. As conexões M2M trazem mais comodidade e rapidez aos usuários, sendo que a Internet das Coisas está por trás do andamento dessas tecnologias. 

 

  • Telefonia digital

 

A telefonia digital, também chamada de telefonia IP ou VoIP (Voz Sobre o Protocolo de Internet) se trata de uma tecnologia que veio para alterar completamente uma chamada telefônica, transformando-a em sinais digitais que podem ser transmitidos pela internet. 

Como consequência, é possível aumentar a facilidade na troca de informações e reduzir os custos. 

Dentre os principais “prós” da telefonia digital, é possível citar a viabilidade de ligações, videochamadas e conferências gratuitas, além de compartilhamento de dados, reencaminhamento de chamadas, envio de mensagens escritas etc. 

 

  • 5G em território brasileiro

 

O tema já está sendo muito abordado pelos especialistas em tecnologia. O 5G no Brasil é tratado como uma das principais tendências a serem colocadas em prática em 2020. 

Em breve, haverá entrada do 5G como operação comercial nas primeiras redes, e o consumidor saberá quais serão os primeiros serviços a serem ofertados. 

 

  • Inteligência Artificial (IA)

 

As empresas que são mais antenadas com as novidades tecnológicas já estão implementando as primeiras experiências com Inteligência Artificial, visando sempre ao maior engajamento com seus clientes. 

Isso costuma ser feito por meio de canais digitais, que contam com assistentes de clientes virtuais. O principal objetivo da adoção desse tipo de tecnologia é oferecer interações cada vez mais personalizadas. 

Assim, o usuário se sentirá mais satisfeito e o serviço fluirá de forma mais eficiente. As vantagens para a empresa envolvem economia e diminuição de custos, já que não é necessário contratar mais colaboradores (o que significa custos menores e menos rotatividade de pessoas). 

 

  • Mobilidade na comunicação

 

A globalização, ou seja, redução de distâncias, é fruto das tecnologias digitais, que aumentam cada vez mais a possibilidade de tornar a comunicação mais dinâmica e a oferta de serviços cada vez maior. 

Ou seja, a mobilidade na comunicação indica que, cada vez mais, haverá meios de tornar a comunicação mais fácil, acessível, e com uma diversidade maior de serviços, incluindo vídeos, textos e imagens. Isso tudo para suprir uma demanda existente tanto no meio corporativo quanto residencial. 

As tendências de telecom mostram o quanto essa indústria tem sido protagonista da transformação digital. E a gestão de telefonia surge como um meio de tirar melhor proveito do que será oferecido pelas operadoras. 

Gestão de telefonia ajuda a tirar o melhor proveito das tecnologias de telecom

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