Despesas fixas e variáveis fazem parte da rotina de qualquer empresa. Saiba o que são e como a gestão de telefonia pode ajudar a enxugar os gastos. 

Saiba mais: Por que investir em um celular corporativo?

O que são despesas fixas?

As despesas fixas, como o próprio nome sugere, são recorrentes, ou seja, já estão fixadas no calendário da empresa, ocorrem todos os meses, independentemente do volume de produção ou das vendas. 

Ainda que seus valores possam sofrer alterações, mudando de um mês para o outro, é fato que essas contas sempre virão. 

Tendo isso em vista, é crucial considerar tais contas nas projeções, sempre levando em conta sazonalidades da empresa, ou seja, épocas de pico ou baixas nas vendas. 

Exemplos básicos são as contas de água, energia e telefone, além do aluguel do imóvel, salários dos funcionários, honorários do contador, entre outros. 

O que são despesas variáveis?

Como o próprio nome sugere, são despesas que dependerão do negócio da empresa. 

No caso de uma concessionária de automóveis, por exemplo, quanto mais carros forem vendidos, maior será a comissão paga aos funcionários. Ou seja, a despesa com gratificação variará de acordo com as vendas de cada período. 

A matéria-prima de uma fábrica e impostos sobre as mercadorias adquiridas ou serviços negociados também são custos que compõem as despesas variáveis. 

Outro exemplo diz respeito aos gastos com propagandas e publicidade, que não são contínuos e podem ser interrompidos a qualquer momento, ou seja, são despesas variáveis (assim como fretes para entrega de produtos). 

Principal diferença entre despesas fixas e despesas variáveis

De forma simplificada, é possível pensar que:

  • Despesas fixas não possuem relação com a produção de mercadorias ou compra de matéria-prima;
  • Despesas variáveis contam com certa relação com o custo de um produto (seja para sua produção ou para compra de matéria-prima), e algumas dessas despesas podem ser descontinuadas sem prejuízo da empresa. 

Nesse sentido, o planejamento orçamentário e a gestão financeira são imprescindíveis para manter a saúde e a consolidação de uma empresa no mercado. Para traçar projeções de despesas fixas e variáveis, é preciso conhecer bem as diferenças e relações entre ambos os conceitos. 

A gestão de telefonia, por exemplo, surgiu para ajudar gestores a monitorarem os planos de telefonia, o uso das linhas fixas e móveis, assim como a enxugar os gastos com contas de telefone e internet. 

iPartners ajuda gestores com gestão de telefonia e enxugamento de custos

A iPartners é uma empresa de gestão de telefonia que oferece diversos serviços de telecom, como auditorias, sistema de redução de custos de contas telefônicas corporativas, rateio de contas, entre outras ações para enxugamento dos custos. 

Por meio das ações implantadas pela iPartners, os gestores conseguem reduzir em até 35% o valor da conta telefônica. 

A iPartners também oferece serviços de outsourcing, em que os gestores não precisam entrar em contato com as operadoras para resolver problemas ou fazer a atualização de planos, já que a equipe de profissionais da iPartners fica responsável por essa intermediação. 

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços de gestão de telecom oferecidos pela iPartners.