Trocar o celular corporativo é uma das estratégias de gestão de telefonia para que a empresa não gaste mais do que precisa. Mas quando é preciso fazer a troca?

O primeiro ponto é compreender que o celular corporativo, fisicamente falando, não se difere de um celular pessoal. O que determina a vida útil do aparelho é o desgaste e a quantidade de ciclos de bateria que consome. 

Saiba mais: Vale a pena investir em aparelho em Comodato? 

Isto é, quanto mais o aparelho precisar ser carregado, pior estará sua vida útil. A estimativa de duração de um smartphone, hoje em dia, é de dois anos, mas isso varia muito de acordo com a forma/frequência que é utilizado (e os cuidados que o usuário tem). 

O que determina o fim da vida de um celular corporativo?

Além da duração da bateria, os novos sistemas operacionais e versões de aplicativos exigem um certo nível de tecnologia para operarem, ou seja, em algum momento o aparelho não será mais compatível com a maioria deles, o que indica que é chegada a hora de trocar. 

Ou seja, de forma geral, é possível indicar dois principais fatores para saber quando trocar o celular corporativo: deterioração da bateria e incompatibilidade do aparelho em relação aos sistemas operacionais e aplicativos.

Importância do celular corporativo 

Hoje, o celular corporativo é utilizado para inúmeras ações, como entrar em contato com clientes, solicitar motorista (Uber ou táxi) por aplicativos, enviar e responder e-mails, trocar mensagens, tirar fotos (quanto a função envolver essa necessidade). 

Como proteger um celular corporativo

 

  • Baixar aplicativos de fontes confiáveis

 

O download de aplicativos é muito comum no ambiente corporativo, e é preciso prestar muita atenção ao local de origem do app, garantindo a confiabilidade da fonte do serviço. 

 

  • Utilizar senhas fortes

 

Quanto mais forte for a senha de um aparelho, menor a chance de invasões e roubos de dados, além de garantir uma eficiente política de autenticação, para que menos pessoas tenham acesso e, consequentemente, o aparelho dure mais. 

 

  • Manter o aparelho atualizado 

 

Manter o aparelho atualizado significa contar com sistemas mais fortes e eficientes, tornando-o menos vulnerável a panes no sistema. 

 

  • Ter um VPN

 

VPN, em português, significa Rede Virtual Particular, e tem se mostrado uma tecnologia cada vez mais essencial para manter o sistema de um celular corporativo seguro e em pleno funcionamento. 

 

  • Soluções de segurança para preservação 

 

Investir em soluções de segurança ajuda a manter o celular corporativo longe de ataques, o que garante maior vida útil ao seu sistema. Hoje, há aplicativos de antivírus ou aplicativos que bloqueiam o aparelho em caso de perda ou furto. 

Gestão de telefonia também te ajuda a utilizar o celular corporativo da melhor forma

A iPartners é uma empresa de gestão de telefonia que ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tirarem o melhor proveito dos aparelhos celulares corporativos. Por meio de sistema de redução de custos, auditoria e seleção dos melhores planos para cada caso, a iPartners faz com que a sua empresa utilize o aparelho corporativo com mais sabedoria. 

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a iPartners e os serviços que oferece em gestão de telefonia.