A internet faz parte do cotidiano dos brasileiros. Graças às redes de dados, podemos checar pelo smartphone nossas redes sociais todos os dias, responder a e-mails e navegar pelos nossos sites favoritos. Com o avanço da tecnologia, ficou cada vez mais fácil estar conectado. Entretanto, nem sempre foi assim.
Nos anos 80, a conexão disponível entre os celulares era o 1G. As informações eram enviadas por meio de ondas com frequência variável e eram suscetíveis a interferências. Com essa tecnologia, era possível captar a frequência utilizada por outras pessoas.
A partir dos anos 90, passou-se a utilizar a tecnologia digital 2G, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço. As principais vantagens do 2G eram a segurança e possibilidade de oferecer serviços como SMS.
Com o avanço da internet móvel no Brasil, hoje já usufruímos de tecnologia 3G, 4G e, em breve, 5G. A seguir, vamos explicar cada uma delas e as suas principais diferenças.
3G
O 3G foi uma grande evolução das redes móveis por ter uma transmissão de dados muito veloz. Por isso, é capaz de operar por um preço menor do que os anteriores e consegue suportar ainda mais volume de voz e de dados.
Com a rede 3G, os smartphones conseguem, em geral, download de até 2 Mbps (megabits por segundo). O 3G surgiu no Brasil em 2004, com uma área de cobertura limitada a determinadas regiões. Em 2007, a maioria das operadoras já oferecia esse serviço. Hoje em dia, o 3G está disponível para 99,3% da população brasileira.
4G
O 4G chegou para mostrar que é possível oferecer um serviço ainda melhor do que o 3G. Nesse tipo de cobertura, a velocidade da internet móvel pode alcançar 100 Mbps em movimento. Essa tecnologia é baseada em IP, o que significa que cada dispositivo é identificado com um endereço.
Entre os destaques do 4G, está a possibilidade de utilizar streaming de vídeos e músicas com alta qualidade e de substituir a internet fixa, principalmente em locais que não dispõem de estrutura suficiente para oferecer esse serviço.
As redes 4G permitem download a cerca de 3 a 5 Mbps e já estão presentes em 94,4% dos municípios brasileiros.
5G
O 5G está previsto para chegar no Brasil na segunda metade de 2020 e ainda é uma tecnologia presente, principalmente, em empresas, mas sua disponibilidade deve aumentar significativamente nos próximos anos. O 5G vai além e oferece mais tecnologia do que o 3G e 4G. A velocidade de download da rede 5G é de até 20.480 Mbps.
Com a internet das coisas (IoT), espera-se não apenas oferecer uma melhor conexão de dispositivo móvel, mas sim a possibilidade de conectar vários equipamentos ao mesmo tempo, como geladeiras, fornos, fogões, entre outras possibilidades.
Algumas indústrias já usufruem do potencial do 5G. Com máquinas conectadas, as fábricas conseguem operar com mais autonomia, aumentando significativamente a produtividade do setor industrial.
No final de 2019, a GSA (Administração de Serviços Gerais) informou que 348 operadoras em 119 países já fazem uso de 5G.
Invista na telefonia fixa e móvel que mais se adeque ao seu negócio
A iPartners é uma empresa que presta serviços de telecom. Para quem deseja economizar e busca uma rede de telefonia que mais se adeque ao perfil do seu negócio, com a iPartners é possível, em média, uma redução de 35% no valor na conta telefônica.
A iPartners é especialista em gestão de telefonia e também oferece serviços de outsourcing, consultoria, auditoria, rateio de contas e sistemas de redução de custos de contas telefônicas para empresas.
Leia também: Vantagens da internet 5G para a sua empresa.
Deixe uma resposta