O comodato é como um contrato para algo que é oferecido por empréstimo e que não pode ser substituível por outro igual (como um imóvel, por exemplo). Saiba como isso pode ser bem utilizado pelo setor de telefonia. 

No comodato, quem faz o empréstimo (recebe o bem) deverá devolver dentro do prazo, de acordo com o estabelecido em contrato. 

Saiba mais: Como gerenciar as contas da sua empresa de forma correta

Como funciona o contrato comodato?

De acordo com a Lei brasileira, o conceito de contrato comodato seria de empréstimo de bens não fungíveis, ou seja, não consumíveis e que não podem ser substituídos por outro exatamente igual. 

O termo “fungível” é muito aplicado a mercadorias agrícolas ou à própria moeda. Como exemplo, poderíamos dizer que sacos de soja são bens fungíveis, pois podem ser trocados, porém um imóvel seria não fungível, sendo que seu regime de empréstimo é o comodato. 

Aparelhos em comodato na gestão de telecom

O aparelho em comodato é bastante adotado pelas empresas de telefonia. Ainda que já seja uma prática relativamente aplicada há bastante tempo, muita gente ainda tem dúvidas na hora de escolher esse serviço. 

As principais vantagens do aparelho em comodato para telefonia:

 

Economia de gastos com aparelhos

 

A empresa pode aproveitar que os aparelhos telefônicos serão disponibilizados com o serviço contratado para economizar com a compra desses aparelhos. 

Assim, se antes precisava aplicar recursos para a compra de 30 aparelhos, por exemplo, agora pode utilizar o valor com outras finalidades. 

Para fazer um empréstimo comodato também não é preciso um alto investimento. Uma empresa que está dando os primeiros passos e organizando as finanças pode usar desse tipo de serviço e não se preocupar com gastos exorbitantes. 

 

Mais facilidade na comunicação com o cliente

 

Hoje, praticamente todo mundo usa smartphones, justamente pela facilidade de comunicação. Isso se aplica a empresas que precisam conversar com os clientes, seja via ligação, e-mails ou aplicativos. 

 

Redução nos gastos com telefonia

 

O empréstimo comodato geralmente é integrado a um plano corporativo, que costuma oferecer tarifas mais baixas, minutos para ligação e SMS. Algumas operadoras oferecem a possibilidade de fazer ligações intragrupo gratuitas. 

Ou seja, ao optar por aparelho em comodato, os gestores economizam tanto na compra de telefones quanto na conta de telefonia, e ainda aproveitam vantagens dos planos empresariais. 

 

Garante acesso a aparelhos modernos

 

O empréstimo comodato, geralmente, oferece mais de uma opção dentro dos modelos de aparelhos telefônicos, de forma que a empresa pode escolher aquele que melhor se adequará às necessidades. 

Dessa forma, é possível ter acesso a aparelhos que atendam às demandas que o colaborador tem para desempenhar suas atividades. Outra opção é adquirir mais de um aparelho e deixar cada um para uma função dentro da empresa. 

Gestão de telefonia para aparelho em comodato

A iPartners é uma empresa que oferece serviços para ajudar empresas na gestão de telefonia para contratos de comodato. 

Além de intermediar a conversa entre a empresa e a operadora, a iPartners também oferece auditorias e um sistema de redução de custos de contas telefônicas que pode ajudar a empresa a diminuir o valor da conta em até 35%. 

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a empresa e tudo o que ela oferece para melhorar o setor de telecom do seu negócio.